Blog do Sonho Eterno

Homem salva surfistas e some nas águas do Guarujá

Posted on: 15 de setembro de 2008

O final de semana esta chuvoso no Guarujá. Sabe, eu gosto do frio, mas chuva… a chuva nos deixa trancada dentro do apartamento. Chuva e praia é tão nostálgico… ainda bem que estava com pessoas queridas, se não o tédio teria sido maior. O clima fez com que visse todos os defiles da New York Fashion Week, que posteriormente colocarei algumas tendências para a primavera verão 2009.

Porém escrevo para tratar de um assunto triste:

Vocês viram o surfista que morreu no Guarujá, no morro do Maluf, na praia de Pitangueiras? O nome dele era Tony Andreo Vilela, tinha 32 anos e já havia trabalhado como bombeiro, talvez por isso tivesse o espírito heróico, espírito esse que tirou a sua vida. Tony sumiu domingo (14) de manhã, após ver quatro surfistas se afogando, ele saiu da areia, se jogou no mar com uma prancha sem parafina e leash. Salvou os dois e depois ficou se debatendo na água por 40 minutos e nesse ínterim os bombeiros não conseguiram resgatá-lo. No morro no Maluf há muitas pedras e após uma colisão naquela região o surfista-heroi sumiu. Minha mãe deu graças a Deus que eu não estava no mar, poderia ser mais uma vítima vide minha inexperiência com a prancha.

Só nos resta orar pela alma de Tony Andreo Vilela e torcer para acharem o corpo dele para afagar seus familiares e amigos.

Anúncios

No Responses Yet to "Homem salva surfistas e some nas águas do Guarujá"

Olá , Débora!

Venho em nome dos Guarujaenses, agradecer pelo carinho, e respeito que você dedicou nesse espaço, em homenagem ao Tony, que aos 32 anos abriu mão de sua vida em prol do próximo. E agora minha linda, com todo respeito, faço um adendo, dentro do que você escreveu… ele salvou 4 surfistas e não 2 como foi falado a principio. O Tony, é filho do mar e ao mar ele retornou, foi criado num lugar considerado subúrbio do Guarujá, muito recriminado pelas pessoas … que é Vicente de Carvalho, area comercial e portuária do Guarujá, uma area pobre com parada ao Guarujá. E o Tony, não olhou cor, credo, classe social…ele só quis saber que estava salvando vidas!!! E hoje como cidadã e mãe estou sofrendo junto com essa família a sua dor e sua perda. Espero que as autoridades vejam a partir de hoje o SURF ,com bons olhos, que se erga na Pitangueiras algo que faça lembrar sempre o ato heróico desse Homem, e que não se faça política com sua morte, que se respeite a dor e o sofrimento desta família.

Benção infinitas para todos os familiares e amigos do Tony, e para meu genro e cresceu junto com ele no surf e hoje está sofrendo muito.

Benção infinitas para você Débora, por esse ato de carinho!!!

Patrícia

Pois é Patrícia cada veículo da imprensa falou num número eu fiquei na dúvida ao escrever… obrigada pela correção um grande beijo para você e para todos que amavam Tony.

Bom dia!

Desculpe pela invasão em seu Blog…
Mas gostaria de deixar registrado uma homenagem a vida deste jovem que acolheu minhas duas filhas quando as mesmas se interessaram por este esporte tão fascinante.
Na época minhas filhas totalmente sem conhecimento só queriam comprar uma prancha e cair no mar, um desses bons encontros da vida me levaram até o seu stand na feirinha do Guarujá, onde adquiri uma prancha, e no dia seguinte ele se propôs a dar a elas as primeiras orientações.
Não parava de me falar de sua própria filha e de sua satisfação em poder ensinar algo para as minhas. Pediu para fotografá-las surfando e mais a noite no seu Stand nos encontramos novamente para ver o resultado das fotos ( ainda estão pregadas na parede de nossa casa ).
Minha filha mais velha se identificou de tal maneira que seguindo esta trilha, fez um curso e hoje faz suas próprias pranchas, surfa constantemente, já ajudou em uma salvamento, talvez inspirada pelo seu primeiro instrutor… , encontrou outros “Tonys” que a ensinaram outros segrêdos do mar, não para de aprender e de se entusiasmar, mas numca vamos esquecer o primeiro “Tony”.
Obrigado Tony !

Dois pedidos :
– Não surfistas, aprendam a respeitá-los como pediu a mãe no outro comentário, eles realmente merecem.
– Surfistas, façam-se respeitados tendo um comportamento digno como um Tony.

Olá Débora,

Eu estava lá neste domingo, em um dos prédios do morro do Maluf, quando cheguei lá só ví um dos surfistas que tinha sido resgatado e o Tony já tinha sumido no mar, só restava um pedaço da prancha. Ouvi comentários que o pessoal estava revoltado com os surfistas que insistiram em pegar as ondas por lá. E justo naquele dia as ondas estavam tão fortes que eu nunca tinha visto assim.

olá debora

Sou surfista e GVT (guarda-vidas temporário)
gostaria de deixar aqui bem claro o desprepapo dos bombeiros em relação a salvamento em costeiras,onde nos surfistas, arriscamos nossas vidas e não temos reconhecimento !
toni eterno guardião do maluf

Valter sua homenagem ao Tony é realmente muito bonita. Guarde esses bons momentos no coração. Espero que ele tenha recebido todo esse carinho em vida, nào é mesmo?

Um beijo e volte sempre que quiser para falar do Tony ou qualquer coisa que quiser.

Diego acontece que o costão é punk, não é? As vezes tu ta na rua e a força da onda que bate nas pedras te molha.

Renan, primeiro quero te dar os parabéns pela sua profissão que é salvar a vida.

Acredito sim que os bombeiros não têm equipamentos e nem preparo para esse tipo de resgate. Prova disso é o desaparecimento do Tony.

Beijo

tem q ter coragem né? um heroi mesmo, mas morreu infelizmente

maneiro seu blog, veja aqui
http://everdade.wordpress.com/

Olá débora, sou do guarujá e esses casos são muitos frequentes, devido a falta de conhecimento de marés e picos.
Um dia fui pescar com meu pai no canto do maluf, a noite, e percebi um certo desespero de umas pessoas nas pedras onde chamamos de canal e fui conferir.
Eram um grupo de turista se banhando. Um deles entrou na corrente onde puxava muito. Eles ja tinham feito até uma corrente com as mão para não deixar a colega ser puxada.
Ajudamos e conseguimos traze-la de volta. vê só, a noite!

Acho que as pessoas tem que ter um pouco mais conhecimento e responsabilidade, talves seja a vontade de entrar na água por não ser daqui.

um abração.

Comoventemente, passo aqui para me declarar um propenso entusiasta do surfe (ainda não sei surfar, mas quero muito aprender).
Comoventemente tenho que dizer que esse Tony é mesmo um heroi e que deve ser lembrando por esse ato de coragem e comprometimento com a pessoa humana.

Salve nosso amigo que passou por aqui apenas para mostrar a todos nós seres mortais como se deve viver a vida.
Sempre descalço, com a camisa amarrada na cabeça, sempre transbordando de magia, um ser cheio de positividade e atitudes de força de vontade e muita bondade.
O perdemos para a obscura e inevitável morte?
Um homen que na terra foi digno e exemplo de cidadão.
Que Deus esteja te guiando.

E lá em cima, onde pode nos ver, está ao lado do Pai, um HERÓI.

Márcio, não pesca não. Você salva uns e mata os outros?

[…] alguns dias escrevi aqui sobre Tony, recebi alguns comentários de amigos e conhecidos do rapaz. Como disse da outra vez […]

olá…
fiquei chocada quando me deparei com a foto do Tony estampada no Jornal da tribuna,informando-nos de seu desaparecimento,após salvar 4 surfistas no costão do maluf….eu estudei com o Tony na terceira série em uma escola do Guarujá….e tivemos uma amizade muito intensa que acabou em namoro…coisa de criança….mas fico muito triste de tudo isso que aconteceu ….ele não merecia ….morrer aos 32 anos ..com uma vida inteira pela frente….
que Deus o guarde em um bom lugar….

com carinho…

Lembro-me bem, dos dias de surf, em que eu de dentro d’agua reparava ele ao meu lado com seu pranchão e uma camisa amarrada na cabeça. Era sempre assim.
Que Deus te Guie Pelas Ondas Da vida.
E que você nos veja aí de cima, sentado em sua nuvem, mandando energias positivas para nós aki do pico, assim como para sua família.
Um Eterno abraço. Você entrou para a história do Surf Guarujaense. Quem sabe o Nosso TONY AIKAU…

Boa noite Patrícia. Sabe, um bocado de gente que curtia o Tony esta me escrevendo. Vocês tiveram a chance de conviver com essa grande alma!

As vezes penso que a gente não deve ficar tão triste com esse tipo de coisa, principalmente se pensar que essa era a missão dele.

Sabe, quem fica é quem sofre mais, ele sendo tão bacana como pareceu ser, deve estar num luga bem legal.

Obrigada por me escrever

Não era amigo do Tony, só via as vezes ele passando com sua moto estilo havaina… Mas, vim para deixar minha homenagem a essa cara que é meu herói, e é herói de todos que habitam esse planeta.
Tony, que você esteja no melhor lugar, com muita paz e coisas bonitas… Você tem que estar ao lado de DEUS para ajudar ele a salvar muitas e muitas vidas mais…! Não fui eu que estava me afogando, mas agradeço como se tivesse acontecido comigo!

” Sempre me orgulhei de morar nesta cidade linda que é o Guarujá, mas agora me orgulho infinitamente mais por saber que um dia eu morei na cidade que morou o TONY. “

PODERIA DIZER MIL PALAVRAS SOBRE MEU AMIGO, VIZINHO, IRMÃO E ANJO DA GUARDA!!! MAS DIREI APENAS QUE SEU LEGADO , SUA HISTÓRIA, AS ÓTIMAS LEMBRANÇAS DO MEU AMIGO, SUAS SEMENTES DO BEM QUE PLANTOU, SUA ENERGIA SEMPRE POSITIVA, UM BROTHER ÚNICO, SORRIDENTE E SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR QUALQUER UM QUE PRECISASSE SEM DISTINÇÃO, HORA OU LUGAR!! FICARA NA MEMÓRIA DOS AMIGOS PARA SEMPRE!!! TODO DIA QUE SAIR DE CASA VOU LEMBRAR DO AMIGO E VIZINHO, QUE HÁ MAIS DE DEZ ANOS SE FEZ PRESENTE DIA A DIA!! TONY VC É UMA DAQUELAS PESSOAS QUE SÓ SE CONHECE UMA VEZ NA VIDA PARCEIRO!! SEI QUE VC DEVE ESTAR AO LADO DE DEUS PEDINDO P/ ELE CUIDAR DA SUA FAMÍLIA E DOS SEUS AMIGOS E DE TODOS!! DOMINGO TODOS NÓS AMIGOS MORREMOS UM POUQUINHO, MAS ESTAREMOS JUNTOS UM DIA!! E PODEREMOS FALAR SOBRE TD ISSO!!! MEU AMIGO DEUS ESTEJA SEMPRE CONVOSCO!!! MAN LEMBRE-SE !! O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁS!!! ALOHA ETERNO TONY PEIXE!!! POSITIVE VIBRACION FOR EVER!!! ALOHAAAAAAAA SURF NA ALMA!!!!

TONY PEIXE DEU SUA VIDA PARA SALVAR 2 PESSOAS QUE NUNCA VIRA ANTES!!! ESSE MERECE SER CHAMADO DE HERÓI DO MAR!!! EMBORA JÁ ERA CONSIDERADO UM HERÓI ENTRE OS AMIGOS!! ALOHAAAA IRMÃO!!!

Olá Débora..vim aqui novamente deixar minha homenagem ao Tony e meus sinceros sentimetos aos amigos, parentes e toda a população Guarujanse, que está junto nessa dor.

Esse video é de um cantor havaiano já falecido e que é um ícone no Havai, portanto achei muito digno..dedicar esse video ao Tony, pois assim como
Israel Kamakawiwo’ole , Tony será nosso ícone no Guarujá!

Bençãos infinitas a todos!

Uma estrela subiu para o céu.Claro que Deus quer ao seu lado pessoas boas,pessoas que vem e deixa sempre um pouco de si a quem quer,que seja esteja ao seu lado. diariamente ou não,foi lamentavel mas são dessas e outras coisas que temos que esperar do destino.Para a familia deixo minha solidariedade,e se ele tinha filhos que a dor da perda seja assaciada com a bondade e a coragem do pai.e que sirva de exemplo para muitos ajudar o próximo é uma dadiva de Deus uma jóia rara entre os seres humaos. Parabens a familia pela educação que deram a ele e claro que ele deve ter erdado o dom da solidariedade de seus pais que esteja sempre na presença de Deus.
estamos na luta sempre buscando a felide a pessoas que passam em nossos caminhos e acrescentam algo e pode ter certeza que ele deixou um otimo exemplo e sua passagem foi valida. Vai na paz tony e que Deus esteja conosco.

Patricia obrigada pelo seu comentário e vídeo, vou assisti-lo com carinho.

Um beijo para você Jefferson.

Beijos

Darcio Bertioga
Fui guarda-vidas (temporário)
Olá débora
uma homenagem a um grande heroi (guarda-vidas tony)
O Destemido

Não temo as ondas,
Eu uso vermelho,
A coragem emana,
Deste coração de guerreiro.

Em varios “mares ressacados”,
Já entrei todo equipado.
Esperando semprer sair,
Com muitas vidas dali.

O sangue que em minhas veias correm
É um sangue audáz e valente,
As pessoas do afogamento correm,
Eu não, pois meu sangue é quente.

O perigo esta sempre em frente,
Mas não temo, pois sou combatente.
Ao morrer, vou feliz por inteiro;
Pois em vida eu fui um guarda-vidas…..guerreiro.

tony um heroi
não olhou cor, credo, classe social…ele só quis saber que estava salvando vidas!!! Benção infinitas para todos os familiares e amigos do Tony,morreu em vida mais não em espirito

[…] dediquei dois posts nesse blog (aqui e também aqui) para homenagear o Surfista Herói do Guarujá, o Tony Andreo Villela que morreu […]

[…] escrevi sobre o caso três vezes nesse blog (aqui, aqui e também aqui) no site waves existe um vídeo dessa homenagem de ontem, assistam e se […]

Oi…. sou tio do Tony……..belas palavras de todos!!!!!
para todos q comentaram,obrigado……estamos muuuuuito orgulhosos do nosso eterno menino!!!!

Marcio Borges, muito obrigada por seu comentário. Um abraço enoooorme em vc!

Tony Herói

Nesses momentos é difícil expressar o sentimento que sentimos… só peço que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos próximos…

Para mim e acredito que para todos que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo ele será uma imagem de um herói de carne e osso…

Vá em Paz Irmão.

Aloha

Olá a Todos.

Não estou escrevendo aqui, para falar em nome de todos amigos do TONY, quem com certeza são infindáveis o número de pessoas que ele conhecia. Mas sim, daqueles que ficarão com saudade do seu sorriso e de suas brincadeiras. O TONY da feirinha hippie.

Com certeza, quem já passou pela feirinha da pitangueiras, foi surpreendido pelo sorriso espalhafatoso da pessoa que ele era.

Deixa um imenso buraco no coração dos NATIVOS e dos MALUF BROTHERS.
Tinha orgulho do que fazia, e do que era…
Humilde, amigo, um bom pai, um bom filho e com certeza um bom marido.

TONY, não só o guarujá perdeu você, mas o Brasil, o mundo.

Mas fica aqui a gratidão de todos pelo seu ato.

Foi um prazer te conhecer em vida, foi um prazer praticarmos juntos este esporte chamado SURF.

O único esporte no mundo, que se pratica em contato visível com a natureza em movimento.

Só quem surfa ou já surfou sabe o que é.

Com certeza a coragem do TONY se expressou no seu ato, de salvar 04 pessoas que o mar arrastou, e ele com a permissão do DEUS vivo, foi salvá-las;
Com certeza a cada vítima que salvou, sorriu e disse:

Fique aqui que já volto, e fez isto por quatro vezes, mas, como disse o nosso amigo ALEX CAMARÃO (muito bem pensado por sinal está frase), DEUS não deixaria um HOMEM com tamanho valor e honra na terra, pois, precisava de TONY ao seu lado para salvar almas.

TONY saiu do mar pela última vez acompanhado por uma salva de palmas e com honra de HEROI.

Fica á aqueles que o conheceram, não somente a lembrança do garoto caiçara, mas do cidadão mais ilustre que o guarujá já teve.

O HEROI TONY.

Uns o conheciam bem, outros bem pouco, outros nem sequer o conheciam, mas todos com certeza terão o seu nome e seu ato gravados na mémoria.

Fica aqui a nossa solidariedade a Família.

FLAVINHO, você foi outro heroi, foi desbravador na busca pelo corpo do irmão. Que DEUS abençõe toda sua família.

FICA AQUI A SAUDADE DOS BROTHERS DAS PITANGUEIRAS, CANTO DA ILHA , CANTO DO MALUF, ENSEADA, MONDUBA, ASTURIAS, TOMBO, GUAIÚBA E DE TODOS DO BRASIL, ESTE PAÍS QUE VOCÊ FOI EXEMPLO.

“SURFISTA NÃO TEM MEDO DA MORTE, O MEDO ESTÁ EM NÃO SABER SE EXISTE ONDA DO OUTRO LADO DA VIDA”.

Débora, obrigado por este espaço, e parabéns pelo forum aberto.

RENILSON CORREIA.

Tóca irmão, quanto tempo hein?

Moramos tão próximo, iremos nós encontrar na homenagem, que será feita ao TONY na praia, com certeza.

Abraços irmão.

Renilson Correia.

Renilson adorei:

“SURFISTA NÃO TEM MEDO DA MORTE, O MEDO ESTÁ EM NÃO SABER SE EXISTE ONDA DO OUTRO LADO DA VIDA”.

E eu fiquei feliz que usaram meu blog para falar do Tony, o herói do Guarujá.

salve irmaos, quanto tempo…

o que nos conforta, um pouco, e que nosso irmao foi convocado por deus para ajudar na dificil missao de tomar conta de vidas ,*agora la de cima, ja que na terra ele ja havia nos ensinado bastante…

TONY, um dia vamos nos reencontrar…

ALOHA, my brother

CONHEÇI O TONY A MAIS DE VINTE ANOS ATRAZ, NA ÉPOCA DA ESCOLA, ELE SEMPRE GOSTOU DE AJUDAR AO PROXIMO, MESMO QUANDO NAÕ CONHEÇIA!!! ASSIM COMO EU MUITAS PESSOA SENTIRAÕ SUA FALTA !!PERDI UM GRANDE AMIGO, E O MUNDO PERDI UM HEROI!! VÁ EM PAZ IRMAÕ. ” ALOHA “

Wilson eu não conheci o Tony e achei interessante a forma que esse fato ruim cruzou nossas vidas.

tony realmente vc vai ficar na memória de todas as pessoas com esse ato de coragem, vc é um eterno herói

ja morei no guaruja conheço toda a galera do surf mas sempre gostei muito desse meu brother que nunca vou squecer ,to morado do outro lado do mundo fiquei sabendo que aconteceu com grande heroi tony ..forever ..vai s passar anos e anos mas ninguem vai squecer jamais meu brother ????

Bom ele se foi no que ele mais gostava de fazer que é salvar vidas, Tanto é que ele salvou a vida daqueles TEIMOSOS, o que eu não consigo entender é porque não salvaram a vida DELE, Com o helicóptero ele teria uma chance haja visto que ele tentou por quinze 15 minutos se salvar sozinho outra coisa que eu não entendi mesmo é cadê o corpo de bombeiros para salvar a vida dos surfistas que ele salvou, 15 quinze minutos é muito tempo se visto em uma situação de emergência, bom nada vai adiantar para trazê-lo de volta mas nós surfistas principalmente aqueles que foram salvos por ele devemos sempre que pegar ondas em guarujá prestar uma homenagem ao HERÓI que deu sua vida por seu semelhante, e que nos deixou uma mensagem de AMOR e PAZ… A família de TONY meus sentimentos e a certeza de orgulho pela pessoa que ele foi até seus ultimos momentos de vida, e como foi dito ele estará sempre em nossas memórias…Cabe agora ao senhor PREFEITO de GUARÚJA prestar uma HOMENAGEM pública e colocar uma imagem ou estátua de TONY na praia que ele se foi. por que ele merece e por que ele salvaria a vida de todos nós mesmo sabendo do risco!!! VALEU BROTHER TONY ANDREO VILELA você é o cara…by dj blau blau. email: djblaublau@hotmail.com

Voçê foi um grande heroi e os surfistas mesmo sendo absurdamente descrentes,foram salvo.TÊm que ser erguido um memorial em homenagem ao nosso herói!como os hawaianos e os indígenas fazem suas reverências,vou além tem que transformar essa história real como exemplo,o canto do maluf é hard core os bombeiros com jet sky não dão conta ,o bombeiro chegou à ver de pertinho 2mt de dist.ele alega que se ficasse a Série iria massacralo!Foi humanamente impossível escapar do redemoinho que te joga no mínimo 3 mt abaixo uns 2 à 3 minutos é caldo tipo hawaii mesmo ae!Fica ae esse recado transformar em encontro anual com memorial e tal..Salve são Jorge guerreiro!!

Olá

O meu nome é Anderson sou Salva vidas moro em Ilheus Ba
Na verdade eu gostaria de deixar a minha homenagem a Tony que teve uma ação muito bonita na quele dia salvando aquelas pessoas espero que os surfistas e os Salva-vidas sejam mais valorizados e que as pessoas ñ esperem se afogar um ente querido para concientizar-se e dar os devidos valores a nossa profissão.Ele foi um heroi e o merito e dele pra sempre e nada mais!!Acredito que ele deve estar surfando as ondas do Senhor Jesus neste momento em paz.
Ele se foi,chegando ao ponto de exaustão resgatando 4 vidas!!foi um heroi de verdade.
te desejo Paz tony
e pesames aos entes queridos

meu nome é lucilene;moro em são paulo;e gostaria de prestar minha homenagem a tony.E desejar os meus pesames a sua familia.um ato bravamente heroico da parte de tony;que por amor ao seu próximo não pensou duas vezes para se entregar as águas e resgatar as pessoas que ali estava precisando de ajuda.Que ele esteja em paz.Tenho certeza que ele esta feliz na sua vida eterna; pois ele foi morar com DEus no reino eterno;onde só os justos entraram…….

num to conseguindo ver meu comentário

Eu consegui, os seus outros comentários deixados hoje foi noutro post

kiria dizer q sinto muito pelo fato triste q ocorreu admiro muito a coragem dele meuu sonho e ser bombeiro e isso vai me servir d exemplo d pessoa um heroi a ser lembrado por tdos viva ao tony

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: