Blog do Sonho Eterno

Cavalera AMA São Paulo – E eu também!

Posted on: 23 de junho de 2009

Nunca fui muito a favor de bairrismos, acho que é o jeito paulista de ser… nós hospedamos em nossas cidades gente de todo o Brasil (e até do mundo) de uma forma muito hospedeira.

O mesmo muitas vezes não acontece quando nós, os paulistas, chegamos a outros estados. Sempre que vou a outro estado, ainda do táxi do aeroporto ao hotel, escuto alguém falando mal da minha cidade, muitos nem conhecem só sabe de Sampa pelo noticiário. E na época que morei em Florianópolis, porque entrei na universidade estadual, escutei que estava tirando a vaga de um catarinense. Eu era a única paulista do curso de moda da UDESC na época e se formos contar ao pé da letra, existem muitos mais catarinenses vivendo aqui do que paulistas vivendo lá. Foi depois de escutar essa frase que alguma coisa mudou em mim, passei a pensar diferente. Talvez se fossemos mais secos, mais bairristas o nosso estado não estaria como esta, falando de violência e transito caótico principalmente, porém às vezes penso que esse é o preço do progresso.

Fiz uma pesquisa rápida entre minhas colegas de trabalho, perguntei onde elas e os seus pais nasceram e o resultado foi o seguinte:

Debora – Paulistana da gema*.
Karina, Cíntia, Camila, Vânia, Binha, Mara – Paulistas da gema*.
Fernanda – Paulista filha de mato-grossense.
Rosana, Ivani – Paulista filha de mineiros.
Juliana – Paulista filha de mineiro e alagoano.
Kelly – Paulista filha de carioca.
Simone – Paulista filha de baianos.
Cris – Paulistana filha de baianos.
Silvia – Pernambucana.
Jeane – Mineira.
Nalva – Baiana.
Shaiane – Gaúcha.
Mônica – Carioca.

Vamos considerar genuinamente paulista a pessoa que nasceu no estado e é filha de paulista também, daí temos:

39% das pessoas que trabalham comigo são paulistas da gema* e 61% não são paulistas ou os pais que não são. Sendo assim a minha teoria que a maior parte das pessoas que vivem no estado não são pessoas que nasceram aqui e sim são imigrantes de outros estados continua válida!

Infelizmente aqui na América do Sul as coisas não são muito frenéticas e creio que em São Paulo seja um dos únicos lugares que as coisas acontecem. A gente tem um pouco de vida cultural, vemos espetáculos da Broadway, shows internacionais, temos museus, parques bonitos, zoológicos, festas, restaurantes para todos os bolsos e paladares, baladas para todas as tribos e acesso a outras coisitas que raramente expandem ao longo do Brasilzão. Por isso, adorei o desfile da Cavalera para a São Paulo Fashion Week, foi de fato uma declaração de amor a Sampa, algo ousado de fato, porém creio que chagará em outros estados de forma bem minimizada, afinal de contas a grife é extremamente comercial.

O desfile foi no minhocão, uma construção horrível e cinza em São Paulo, o dia estava atípico por ser inverno, sol, calorzinho e os modelos vestidos com cores e até com a nossa própria bandeira, sei que pode ter chocado alguns, mas eu paulista e paulistana amei, simplesmente adorarei a coleção. Pranchão com a bandeira do estado para mim foi o mut have da estação, sei que provavelmente não estará a venda e sim decorando alguma loja, mas depois na troca de coleção estamos aí.

*da gema: termo que carioca usa para designar quando a pessoa nasceu no Rio e seus pais também, no caso usei para falar de paulista de pais paulistas, ok?

No Responses Yet to "Cavalera AMA São Paulo – E eu também!"

Debora, eu tenho que concordar com você. Moro em Campo Grande – MS, nasci e fui criada aqui e vejo esse problema não apenas na minha cidade, mas em muitos outros estados próximos, principalmente na região Sul do nosso país. É um absurdo vermos o quanto somos bairristas e preconceituosos.
Não sei se você ficou sabendo, mas houve uma guerra entre o MS e o MT por conta da disputa pela sede da Copa, com direito a discussão até mesmo entre os governantes dos dois estados, discutindo quem era melhor – Campo Grande e Cuiabá são as capitais dos estados.
Quando eu digo que moro no interior do interior do Brasil, as pessoas riem, mas aqui o progresso esta longe de acontecer. A diferença não esta apenas no fuso horário, que querem unificar no país todo. Não temos as mesmas variedades culturais que vemos em São Paulo, nem mesmo alguns produtos que vendem ai são encontrados aqui.
Mas enfim, o fato é que paulistas e paulistanos, estão anos-luz a frente do restante do país em termos de hospitalidade, de educação, de cultura, etc. E eu sou fã da cidade de São Paulo, gosto muito da maneira que os paulistanos em geral recebem os turistas, são pessoas de coração aberto para quem chega no estado. Minhas viagens para SP são sempre deliciosas, e em grande parte por conta do povo daí.
Mudando de assunto, ficaria feliz se algumas peças da campanha chegassem às lojas, esse moletom infantil com a bandeira do estado é lindo!!!

Ah! Eu era apaixonada por um cara de Campo Grande, aí deve ter muita gente bonita.
Beijos

Deixe um comentário

