Blog do Sonho Eterno

Dicas de Brincadeiras de Natal

Posted on: 21 de dezembro de 2009

É impressionante como os posts com dicas de brincadeiras de Natal faz sucesso. Atualmente tenho pouco mais de 3 mil visitas por dia e os textos mais pesquisados, são exatamente os de Natal.

No ano passado fiz dois posts sobre o assunto, e resolvi fazer mais um, meio fora de hora, mas pode inspirar muita gente a deixar a festa natalina pouco mais animada, né? Peguei as dicas enviadas pelas leitoras nos comentários dos dois textos do ano passado.

Anjo Secreto:
Ao invés de comprar um presente tradicional, as pessoas precisam adquirir algo que seja um conselho (ou que simbolize um conselho) com a intenção de proteger e ajudar o seu amigo secreto (fazendo o papel de anjo da guarda da pessoa). Na hora de entregar os presentes, cada pessoa fala o seu conselho para que as demais adivinhem quem ela tirou. É fácil e pode sair bem baratinho, a gente pode inclusive dar uma oração para a pessoa.
Brincadeira enviada por Fabrízia

Bicho Secreto:
Aqui é outra variação do amigo secreto. O sorteio ocorre normalmente, mas no dia no Natal cada pessoa coloca no presente que comprou a foto de um bicho que lembre por alguma razão o seu amigo secreto. Na hora da entrega, as pessoas precisam adivinhar quem o dono do presente a partir da foto do animal. Pode ser muito engraçado, rola até fazer a maldade de colocar um veado estampando o presente de um homem! Cada um deverá ainda explicar a escolha do animal.
Brincadeira enviada por Fabrízia

Teste de QI
Separa as pessoas em grupos e alguém faz perguntas sobre o natal, como por exemplo, qual é a cidade do Papai Noel. Pode-se premiar o grupo que acertou mais perguntas com uma caixa de bombons.
Brincadeira enviada por Fabrízia

Mímica Secreta:
Faz-se o amigo secreto tradicionalmente, porém na hora da revelação, ao invés de tentar descrever a pessoa, deve-se fazer mímicas imitando a pessoa tirada. Pode ser muito engraçado.
Brincadeira enviada por Vitória

Amigo Sustentável:
Outra variação do amigo oculto que trabalha o desprendimento das coisas materiais, é o seguinte: cada pessoa escolhe algum objeto seu, que você já usou, por exemplo, um livro que leu e gostou muito, alguma bijuteria, algum CD que goste, DVD, uma planta, algum enfeite de casa. Enfim, qualquer coisa interessante, só não vale calcinha nem cueca nem meia usada. Dai a pessoa embrulha o presente e coloca na árvore de Natal. O organizador da brincadeira em um determinado momento dá a ordem para que as pessoas corram até a árvore e peguem um presente. Cada um abre o presente que pegou, depois tenta descobrir de quem era aquele presente. Sendo assim, aquele objeto que pertencia a você, será de uma outra pessoa.
Brincadeira enviada por Maria

Maquiagem Divertida:
Para o clube da Luluzinha. Pede-se para as mulheres levar suas maquiagens e colocar dentro de uma caixa. Em circulo, cada garota sorteia 4 itens e quem deve maquiá-la é a pessoa da direita. Ao final, todas tiram fotos para lembrar a brincadeira. É engraçado ver as meninas desesperadas para não ficar com cara de palhaça, como nos chá de panela..
Brincadeira enviada por Ana

Sorteio de Brindes:
Antes dos convidados chegar escreva num pedaço de papel o nome de três presentes que foi comprado com antecedência por você, pois vai ser o único que vai saber. E cole em baixo de três cadeiras o papel. Depois começa a festa e antes do jantar diga que três pessoas serão premiadas basta olhar abaixo das cadeiras o seu premio. Os presentes podem ser de baratinhos.
Brincadeira enviada por Hermes

Passa Porquinho:
Em circulo entrega-se um porquinho (pelúcia, barro, etc) cada um ira beijar em uma parte do corpo do porquinho e passar para o outro ao lado e sucessivamente em sentido horário. Não pode beijar na mesma parte que outros beijaram. Sejam criativos (orelha, olho, boca, rabo, barriga etc.). Quando todos fizeram isso o animador diz que agora todos irão beijar o amigo da direita no mesmo lugar que beijou o porquinho! É diversão na certa!
Brincadeira enviada por Sheylla

Balão
Entrega-se para cada participante um pedaço de papel, uma caneta e um balão, desses de encher de festa de aniversário. Então, pede-se para que cada pessoa escreva uma mensagem única, algo que estiver na mente, qualquer coisa, desde um FELIZ NATAL! até um NÃO SEJA TÃO PESSIMISTA, QUE ESTE ANO VOCÊ SE RENOVE!
Qualquer coisa depende da criatividade de cada um. Depoispede-se para que as pessoas coloquem seu papel com sua mensagem dentro do balão e o encha de ar e dê um nó. Quando todos estiverem prontos, mande todos jogarem seus balões para cima, bem longe. Enfim, cada um deve tentar pegar outro balão, estourá-lo e ler a mensagem que se encontra dentro em voz alta.
Brincadeira enviada por Aline

Narciso
A brincadeira consiste em enfeitar uma caixa bem bonita com um espelho dentro e sem fazer comentários. Escolhe alguém para começar e peça para que ela olhe, preste bem atenção, não comente o que está dentro, só fale o que acha dessa pessoa. Quando a pessoa abre a caixa, vai deparar com a sua imagem e tem que falar dela mesmo. Os participantes ficam tão surpresos que dão muitas risadas.
Brincadeira enviada por Nalva

Mensagens de Natal
Faça um painel de envelopes com o nome de cada pessoa presente na festa de natal. Durante a festa entregue cartõezinhos e canetas para os convidados assim eles poderão colocar os bilhetes nos envelopes de seus amigos anonimamente ou não, e no final cada um leva seu envelope pra casa.
Brincadeira enviada por Mayara

6 ou 1
Embrulhe presentes baratos e sem graça e também alguns legais. O primeiro embrulho deve ser bonito, mas em volta deste, embrulhe com jornal, amarre também com barbante, etc. O importante é dificultar a abertura do presente. O presente da vez deve ser entregue para a primeira pessoa da roda. Para a pessoa seguinte são entregues 2 (ou apenas 1) dados. Se esta pessoa tirar 6 ou 1 no dado, tem o direito de pegar o presente da mão da pessoa anterior e continuar a desembrulhá-lo. Caso tire outro número qualquer, ela passa os dados para a pessoa seguinte. Fica com o presente quem conseguir desembrulhá-lo até o final. Ou seja, o presente vai passando apenas pelas pessoas da roda que tirarem 6 ou 1. O legal é o desespero da pessoa tentando desembrulhar rápido, antes que alguma outra pessoa tire 6 ou 1. Mas vale deixar bem claras as regras da brincadeira, como por exemplo, não pode sair rasgando o papel do embrulho.
Brincadeira enviada por Raquel

Macho e Fêmea
O amigo secreto dos sexos começa dividindo o pessoal da família em homens e mulheres… quantidades correspondentes as pessoas participantes. Cada um pega um papel que estará escrito homem ou mulher e deverá comprar um presente para o sexo que pegar (sem saber na verdade quem pegará). Na hora de revelar o amigo secreto dividi-se os presentes em presentes para homens e presentes para mulheres. A primeira pessoa começa pegando um papel agora com nome das pessoas. Por exemplo, eu pego o meu pai, vou ao local que estão os presentes de homens, escolho um presente e revelo o meu amigo secreto. Se peguei a minha mãe, escolho um presente no lado das mulheres. Ou seja, na verdade ninguém sabe quem é o pegará e até se dará o presente que comprou.
Brincadeira enviada por Mari

Caça ao Tezouro:
Como n um caça ao tesouro, esconde-se vários bis brancos e a mesma quantia de bis preto. Divide em 2 grupos, um grupo tem que achar os bis brancos e o outro grupo os bis pretos, detalhe.. se o grupo do bis branco achar bis preto, eles comem, assim o outro grupo vai ter menos bis para achar, e vice versa. O grupo de achar ais bis da sua cor é o vencedor. Como premio pode ser dado caixas de bombom para dividir entre eles. É muito divertido, principalmente entre as crianças. Só tem que cuidar para não dar dor de barriga.
Brincadeira enviada por Giselle

Dinâmica das Cores
Entregue a todos os participantes papelejos escritos BRANCO. Explique que vai falar diversas cores e quem tiver as cor levante e de um abraço no colega que tema mesma cor. Como os papeis todos estão escrito apenas BRANCO e os participantes não o sabem, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel. E o orientador vai falando diversas cores tipo: amarelo, azul escuro, vermelho, rosa vibrante e nada de ninguém levantar… ate que o orientador fala BRANCO…..gente é impressionante o pulo que todos dão da cadeira.
Brincadeira enviada por Sonia

Um feliz natal para todos, depois passem aqui para dizer qual brincadeira fizeram e se fez sucesso. Um ótimo 2010.

Anúncios

No Responses Yet to "Dicas de Brincadeiras de Natal"

ola gostei das brincadeiras,nunca fiz brincadeiras no natal este ano vai ser a primeira vez,espero que a minha familia goste.
beijossssssssssssssssssssssssss.

Depois nos conte!

Olá, adorei as idéias de bricadeiras, com certeza vou fazer algumas delas na festa de reveillon…

OI tudo bem ? estava procurando brincadeiras diferentes,pois sou presidente do grupo de mulheres, e nas reunios gosto de fazer algo descontraido e diferente,damos presente fazemos sorteio,e acho que vou poder aproveitar essas dicas , depois a deixo saber, obrigada .Fatima.

ME conta sim, vou ficar muito feliz, viu??

muito mto legal eu adorei essas brincadeiras vou fazer todas no natal depois te conto como foi tah?! = )

Conta, conta…

Valeu Debora. Adorei as dicas. É BEM LEGAL REUNIR A FAMÍLIA, AMIGOS E SE DIVERTIR. VOU USAR ALGUMAS BRINCADEIRAS NO ANO NOVO E OUTRAS NO NATAL. VAI SER BEM DIVERTIDO. ADORO COISAS DIFERENTES.

Valeu Debora! Amei as suas dicas, vou usá-las com meu grupo de mulheres na igreja neste natal, acho que vai ser muito legal mesmo! um beijo! muito obrigada, e Feliz Natal ! Lucinha.

Obrigada pela visita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: