Blog do Sonho Eterno

O Rio de Janeiro Continua Lindo

Posted on: 4 de setembro de 2010

No final de semana passado fui com minha família, pais, irmão e uma prima, a uma festa de aniversário de outra prima no Rio de Janeiro. Eu já havia feito uma visita a cidade maravilhosa anteriormente, também foi uma passada fast, mas trago boas recordações.

 

Algumas praias da Zona Sul do Rio, como Ipanema e Leblon, lembram a praia de Pitangueiras em Guarujá, cidade que localizada no litoral sul do estado de São Paulo. Ambas têm um calçadão grande, cheio de gente caminhando, se exercitando, do outro lado muitos prédios antigos que se misturam com alguns poucos empreendimentos mais novos. Até o mar é parecido, dando para ver ilhotas e montanhas de pedras dividem uma praia da outra. As ruas secundárias de ambos as praias são arborizadas e cheias de prédios, o que resulta numa sombra quase que constante, aliviando o calorão típico do verão. Claro, o Rio é uma cidade maior, mais cheia de gente e de turistas estrangeiros.

 

Assim como São Paulo, o Rio de Janeiro é uma cidade grande e sofre dos problemas das grandes metrópoles mundiais. Mesmo sendo final de semana, peguei alguns engarrafamentos em diversos pontos da cidade. Ledo engano quem pensa que transito ruim é privilégio de paulista. Lá também está seco, como aqui em São Paulo, há semanas não chove, embora tenha aquele marzão lindo para dar um refresco, ainda assim no horizonte existe aquela faixa cinza que inibe nossa visão alcançar lugares mais distantes. O inexperiente poderia até confundir o cinza da poluição com a neblina, mas não é. E vou confessar uma coisa para vocês, eu fico tensa o tempo todo que estou no Rio. Acho que é por conta do jornalismo policial, que sempre mostra traficantes dominando a cidade, fico com medo de bala perdida, não sei se é real, mas a gente, os paulistas, tem sempre a impressão que o Rio de Janeiro é mais violento que São Paulo.

 

A primeira vez que fui ao Rio, fiquei andando de taxi. Dessa vez, meu pai optou por alugar um carro. A priori fiquei um pouco preocupada, a gente sempre escuta histórias de turistas que entraram num determinado morro e foram executados. Mas não tivemos muitos problemas, levamos um GPS, embora não sabíamos andar na cidade, o GPS quebrou um galho e não tivemos maiores problemas.

 

Visitamos algumas praias dessa vez, Ipanema, Copacabana, Leblon, Barra e uma praia bem bonita em Niterói. A cidade é realmente linda, uma cidade grande que ainda conserva algumas belezas naturais. Mas o que acho discrepante é que a toda hora vemos favelas, como elas ficam nos morros, ou seja, em evidencia. Dá um pouquinho de medo. A primeira vez que fui ao Rio fiquei na casa de uma moça na Tijuca. Um lugar lindo, bem próximo a uma praça bem cuidada e cheia de arvores, mas de noite foi um tiroteio só.

 

Fico triste quando vejo lugares lindos como o Rio, ou até São Paulo, que não é tão bonito assim, sendo degradados. Enfim, o caos está instaurado e parece que não existe interesse em modificar a cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: