Blog do Sonho Eterno

Por que a noiva casa-se de branco?

Posted on: 3 de dezembro de 2010

Rainha Victória e Albert

Rainha Victória e Albert

A tradição é meio diferente daquilo que nós, que vivemos num país católico, acreditamos. Não tem muito a ver com a pureza da noiva, muito menos com o costume do século passado onde somente as virgens tinham permissão casarem de branco, as outras tinham que optar por um vestido champanhe. Uma vergonha para toda a família!

 Durante a idade média era muito comum casar de vermelho e dourado, costume até hoje preservado por muitos orientais como, por exemplo, os indianos. Também se usou muito preto, que anos mais tarde foi atribuído as viúvas.

 Não existe uma precisão para dizer quem foi à primeira mulher a casar de branco, porém segundo os registros históricos apontam a Rainha Mary Struart da Escócia como a primeira mulher a usar o branco para casar. Isso já no século XVI. Um século depois a também Rainha Maria de Médice causou o maior frisson na corte francesa porque em seu casamento usou um vestido branco, com detalhes dourados e decote quadrado. Na época era costume só vestir roupas escuras, como Maria só tinha 14 anos, atribuíram o branco a sua pureza e inocência praticamente infantil. Nessa época o branco era atribuído também aos sacerdotes que usavam roupas brancas para rituais pegões.

 Porém a história mais famosa sobre o uso de vestido branco para casamento aconteceu séculos mais tarde. Em 1840 a Rainha Vitoria da Inglaterra, que foi provavelmente a primeira nobre a casar por amor, inclusive ela quem propôs casamento ao seu primo, o príncipe Albert da Saxônia-Coburgo, por quem era apaixonada desde a adolescência, porque na época não podia fazer um pedido desses a uma rainha. . Ela escolheu um lindo vestido de cetim branco acentuado por ramalhetes de flores de laranjeiras no braço. Acoplado a véu também branco, de renda projetado exclusivamente para a ocasião além de flores em sua cabeça. O decote do vestido deixava os ombros nús. A rainha não fez o uso da coroa, o que deixou todo mundo chocado.

 

Outra teoria ainda no período antecessor ao da Rainha Victória era que o processo de alvejamento (branqueamento) dos tecidos era muito caro. Somente os ricos (e nobres) tinham condições de ter roupas nessa cor. Como muitas mulheres não faziam um vestido exclusivamente para o casamento, já que o preço era bastante elevado e as pessoas tinham pouquíssimas roupas, costumava-se casar com a melhor peça que se tinha no armário, muitas vezes o branco, porque era uma cor nobre, pois era difícil de se obter. Com a glamourização do branco pela Rainha Victória, a partir dela, o branco para casamento tornou-se bastante popular e é um clássico até nos dias de hoje.

 Costumo brincar que o vestido branco para casamento é a tendência de moda mais antiga de todas, já que hoje em dia a moda é tão efêmera, onde uma roupa já nasce com os dias contados para tornar-se cafona.

 

Fonte: Reverbera Querida, Noiva Carioca, Rua Direita e Flávia Galli.

Anúncios

No Responses Yet to "Por que a noiva casa-se de branco?"

Eu acho que você deveria se especializar nessa coisa de casamentos. Você é tão romântica e passa isso no que posta.

bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: