Blog do Sonho Eterno

O Brasileiro e o RSVP

Posted on: 4 de dezembro de 2010

 

Gostaria de entender, do fundo do meu coração, porque o brasileiro tem tanta dificuldade em responder o RSVP é a abreviatura do Frances de Répondez S’il Vous Plaît, que ao pé da letra significa “responda, por favor,” quando recebe um convite.

 

O mais elegante a fazer quando somos convidados para uma festa ou evento, é agradecer a consideração da pessoa na hora, ainda sem saber se vai dar para ir ou não. E obviamente, no prazo indicado no convite, responder se vai ou não. Lembre-se que não é adequado levar bicos, seja adulto! Nada de levar a cunhada que está passando uns dias na sua casa, por exemplo. Já pensou que o anfitrião pode ter deixado de convidar uma pessoa querida e especial para ele, e você levar um desconhecido não seria polido nessa ocasião. Ninguém vai morrer por ficar 4h sozinho em sua casa.

 

Você tem que responder o RSVP mesmo se não puder ir ao evento. Fato! A confirmação de pessoas num festejo não serve para especular quem vai ou não, não serve para a pessoa ficar melindrada e te ligar dizendo “não acredito que não vem a minha festa!?!?” O RSVP serve para confirmar a presença de quantas pessoas estarão na comemoração, fato que é imprescindível para a organização e funcionalidade de um evento. Conhecer o número de convidados confirmados garante um serviço adequado a todos como a dimensão do local, o serviço de Buffet, a quantidade de bebidas e a de docinhos contratados. Já pensou no carão do anfitrião se acabar a comida onde dez convidados ainda não se serviram? E se a água for insuficiente? Outros fatores importantes são a quantidade em lugares em mesas e os outros mobiliários. Ou seja, responder a solicitação de um convite é mais do que um ato de educação, é também de consideração.

 

Fora que tudo nessa vida tem um custo. Vamos supor que convide 200 pessoas para minha festa de aniversário. E no dia realmente vão apenas 150 convidados. Se não souber o numero aproximado real, vou ter um custo em demasia e desnecessário de alimentação e bebidas. Mas não é só isso. Se contar com 200 pessoas terei que alugar 200 cadeiras e 50 mesas de 4 lugares. Se soubesse que seriam apenas 150 convidados precisaria apenas de 38 mesas, 38 toalhas, 38 arranjos de mesa… e tudo isso gente, é caríssimo.

 

Se conseguir fazer uma pessoa responder o próximo RSVP já ficarei satisfeita. Em meus convites, para ser mais direta e menos fina, sempre coloco “por favor, confirme presença no telefone tal”. Confesso que o número de adeptos a responder os convites mesmo com essa frase tão direta, é ainda bem pequeno sempre tenho que ligar ou mandar e-mail perguntando quem vem. O que é chato e trabalhoso.  Não é feio responder negativamente um convite, o feio é não responder.

 

Caso um dia eu case, amo essa frase! Escreverei assim num papelzinho separado do convite. “Para participar da recepção após a cerimônia religiosa, é obrigatório que confirme presença, para colocar o seu lugar na mesa.” Mexendo com o estomago, duvido que alguém não responda!

Anúncios

No Responses Yet to "O Brasileiro e o RSVP"

Olha Débora, confesso que já me fiz esta pergunta inúmeras vezes e ainda sem obter resposta desde que me formei na Faculdade de Comunicação Social Bacharelada em Relações Públicas, os anos passam e é sempre a mesma coisa!.rss Sempre respondo aos convites na esperança de um dia obter o mesmo retorno…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: