Blog do Sonho Eterno

Brincadeiras de Natal e Outras Dinâmicas de Grupo

Posted on: 21 de dezembro de 2010

Sempre que chega essa época do ano, meu blog bomba nos posts sobre brincadeiras de natal. Um fenômeno bem interessante é que as leitoras e leitores freqüentemente registram suas brincadeiras, o que é para nós, muito bom, porque sempre vem idéias novas para animar o meu natal e conseqüentemente o natal de vocês…

Balões com Frases do Adílio

Essa dinâmica é para integrar todos os membros do grupo. Enchem-se balões de ar colocando alguma frase dentro (outra versão é colocar um prêmio somente dentro de um dos balões) e espalhem-nos pelo chão. Caso opte pelas frases, escreva coisa do tipo “feliz natal”, “você acaba de ganhar nada”, “você está perdendo tempo”… e no balões premiados pode fazer a pessoa pagar um miquinho básico. Escreva que para a pessoa ganhar o presente ela precisa gritar “hoje eu tô doido e ninguém me segura, quero farrear”. Se alguém tímido pegar fica bem legal. O presente pode ser uma caixa de bombom, um brinde qualquer… etc., é só usar a sua criatividade.

Caixas do Adílio

Conte o número de convidados da sua festa de natal e faça o mesmo número de caixas de presente, para que todos possam participar. No dia do natal, instrua cada um pegar uma caixinha, onde cada um vai abrindo a sua e lendo a mensagem nela contida, na ordem que o organizador determinar. Coloque frases, brindes e presentes nas caixas. Nas fases coloque coisas do tipo “esse presente é bem caro, porém não o presente e sim o mico que vai ter que pagar (descreva um mico condizente com a idade de todos os convidados, não vai querer que sua avó dance na “boquinha na garrafa”), ou “nesse pacote não tem nada, pode ir sentar”, “você não teve sorte, vai ter que dar esse presente para alguém”. Na maior caixa escreva “Foi logo no maior, né olho grande? Na verdade seu presente é o menor, aguarde todos abrirem seus presentes.” Nessa hora o organizador tem uma caixinha menor no bolso, e entrega ao dono da caixa maior e o instrui que a caixa minúscula deve ser aberta apenas no final. Todos abrem os pacotes, ao final, o pacote minúsculo é aberto, nele tem uma oração ou homenagem ao aniversariante: Jesus.

Caixa de Natal da Lays

Pegue varias caixas de sapato e as embrulhe e colocando dentro de cada uma, um pedaço de papel com qualidades ou defeitos. Por exemplo, em uma caixa coloquei o mais engraçado, em outra mais mentiroso, a melhor cozinheira, o mais metido, o mais chato e assim por diante… No decorrer da festa, uma ou duas pessoas passam com as caixas e papeis em branco, onde os convidados escrevem o nome de quem acho que se parece mais com aquela qualidade/defeito. Todos votam em todas as categorias.

No final, quando todos já tiverem votado, alguém vai abrindo a caixa e contabilizando os votos, essa hora é uma festa!

A brincadeira é muito boa, rende muitas risadas!

Pescaria de Natal da Regina

Para essa brincadeira dar certo, compramos vários presentinhos, desde R$ 1,99 até algo mais caro e montamos a pescaria (como as das festas juninas), não esquecendo dos micos, é claro… que aliás é a parte mais divertida. Todos ganham presentes e se divertem. Pode-se pedir que algumas pessoas da família contribuam com algum valor em dinheiro para a compra dos presentes pó com as próprias prendas.

Teste de Sabor da Jackeline

Pega refringente do mesmo sabor porem de marcas diferentes, cada um toma um copinho desses descartáveis para café das quatro marcas e tenta adivinhar pelo sabor a que marca se refere, quem acertar ganha algum premio que pode ser uma lembrancinha de R$ 1,99 e quem errar, se for o caso, pode ter que pagar um mico.

Troca de Cartões de Natal da Gisele

Deve-se fazer ou comprar cartões de natal e deixar a parte da mensagem em branco. Depois distribuímos os cartões para todo o pessoal, sendo que cada um escreve uma mensagem de natal (coisa simples) sem esquecer de assinar o cartão. Feito isso, o facilitador coloca uma música, e enquanto a música toca todos irão trocando os cartões, se abraçando, desejando um feliz natal, deixa a música tocar durante um tempo e quando a música parar, cada um fica com o cartão, porém procura o dono da mensagem do cartão para desejar-lhe um feliz natal.

Amigo Secreto da Lais

Sortear o amigo secreto cerca de um mês antes do natal, assim as pessoas tem tempo prá comprar o presente. Só que tinha uma condição para o dia da revelação, a pessoa tinha que se fantasiar de forma que ficasse parecida com aquela pessoa que ela tirou como amigo secreto. E na hora da entrega, na noite de natal, a pessoa aparece fantasiada, e as pessoas têm que identificar e adivinhar quem era. Quem não se fantasiar bem o suficiente pagar um mico. É muito divertido.

Amigo Secreto da Kika

Fizer a lista de nomes para amigo secreto. Ao lado dos nomes, a pessoa deve dizer de quem quer receber o presente, tem que ser um cantor ou cantora e deve-se escolher também qual a música o amigo deve cantar para entregar o presente. Depois de retirar os papeis definindo quem é nosso amigo, devemos além de comprar o presente nos fantasiar e ensaiar a musica escolhida. Se tiver espaço, monta-se um mini palco e as apresentações acontecem ali.

Pegadinha Animal da Maria

Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, e orienta-se que ninguém deve ver o animal do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe. Porém todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de “bumbum” no chão, causando uma grande risada geral. O objetivo dessa brincadeira é o “quebra gelo” descontração geral.

Bingo Comunitário da Juliana

Material:
– 01 Caixa repleta de chocolates embrulhada para que ninguém saiba o que tem dentro.
– Cartelas de bingo criadas por você mesma, sendo que nessas cartelas todas deverão constar um número igual ex.: o número 30.

Quando os convidados chegarem entrega-se uma cartela para cada um. Então começa a chamar as pedras do bingo e em certo momento todos ficarão por um pedra que é exatamente o número escolhido para que todas as cartelas tenham, assim todos baterão o bingo ao mesmo tempo e ganharão o presente que será distribuído.

Bingo Humano da Midi

Cada pessoa, inclusive crianças, recebe uma cartela em branco feita pelo facilitador com noves casas, mas pode adaptar. Cada um escreve nas casas nomes de pessoas presentes, podendo colocar inclusive o nome dela mesma. Em seguida, começa o sorteio. É bem, legal, pois ficam torcendo uns pelos outros para conseguirem bater. Como participaram pessoas de idades diferentes, levei como prêmio um cartão presente de uma loja, mas também pode ser algo com uma cesta com chocolates e outras guloseimas. Como nos bingos tradicionais, ganha quem fechar a cartela primeiro.

Envelopes da Midi

Sobre uma mesa são colocados vários brindes, entre eles coisas boas e nem tão boas assim como uma penca de banana, uma meia furada etc. Sobre a mesa também estão alguns envelopes. Em cada envelope está escrito o nome de um dos prêmios que está exposto. De dentro de uma caixinha são sorteados os nomes dos participantes. Quem for sorteado pega um envelope e lê, sem mostrar a ninguém o que tirou, mas não pega o brinde na hora. O que for sorteado em seguida faz o mesmo, sendo que após ele ler o que tirou ele pode trocar com alguém que já está com o envelope. Dessa forma as pessoas precisam disfarçar quando tiraram coisas “ruins”, além disso, que quiser trocar estará se arriscando, pois pode acabar com algo pior do que o que havia tirado. Quando todos tiverem sido sorteados, cada um pega na mesa o prêmio correspondente ao que está no envelope.

Balões da Iertes

Entregar um balão de ar vazio para cada pessoa com um pedaço de barbante e diz que cada pessoa deve encher to tamanho que quiser e amarrar com o barbante. Depois de cheio cada pessoa amarra no tornozelo. Coloca uma música e avisa que durante ela, um deve tentar furar o balão do outro, quem permanecer ao final com o balão intacto ganha um premio. Gente é uma correria, um tentando espocar o balão do outro, para ficar com seu balão intacto. A musica deve ser bem conhecida e animada. MORAL DA HISTÓRIA: Se todos tivessem ficado só dançando, sem se preocupar em estourado balão do outro todos seriam permaneceriam com seu balão intacto e seriam os vencedores, mas como o espírito de competição está enraizado no ser humano, a sede de furar o balão do outro para ganhar sozinho o premio é uma realidade. É bem divertido e ainda dá pra refletir legal sobre essa historia de querer derrubar os outros pra vencer.

Rosa da Geane

Coloca as pessoas sentadas e em círculo.Separa um presente surpresa e deixa para entregar no final.Pega uma rosa e escolhe alguém que tenha alguma qualidade fazendo elogios e entrega explicando a todos porque você escolheu aquela pessoa .A escolhida faz o mesmo com outra pessoa.No final a que for escolhida mais vezes ganhará o presente surpresa, que pode ser uma caixa de bombons.

Troca troca de presentes

Compra-se uma caixa de bombons que seja suficiente para presentear todas as pessoas presentes. Sob o presente deixe vários envelopes em branco e dentro de cada envelope, coloque uma das frases abaixo:

01- Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à pessoa que considera á mais bonita do grupo.
02- Para muitos, a beleza é fundamental, mas para você é apenas uma qualidade. Que pena! Este presente também não é seu. Você vai entregá-lo a uma pessoa dinâmica
03- Ser dinâmico é estar sempre presente, ajudando sem cessar. Mas… este presente não é seu …. Entregue-o a uma pessoa realista
04- Como você é realista, então já sabe o que lhe espera, a realidade é que este presente não é seu. Você vai entregá-lo a pessoa que você considera inteligente
05- Ser inteligente é um privilégio, mas a capacidade de entender o mundo é dos sensíveis e inteligentes e você também o é. Pela sua inteligência, você sabe que o presente não é seu, entregue-o a uma pessoa sensível.
06- Ser sensível é um Dom de Deus, qualquer coisa lhe atinge, atinge a sua sensibilidade, e esta sensibilidade lhe diz que este presente não é seu, então, entregue-o a uma pessoa carinhosa.
07- Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas…. todo este carinho você irá demonstrar, entregando este presente a uma pessoa meiga.
08- A meiguice é um Dom que poucas pessoas possuem. Se você é mesmo uma delas, cultive-a que será recompensada (o) por Deus. Sendo meiga(o) já sabe que este presente também não é seu… passe-o para uma pessoa otimista.
09- Ser otimista é estar sempre disposto(a) a começar tudo de novo. Quanta força de vontade tem dentro de você. Você é tão otimista que acredita que este presente é seu, mas … não é… Você vai entregá-lo a uma pessoa trabalhadora
10-Dizem que Deus ama a quem trabalha, e você deve estar radiante por esse amor de Deus! Pense consigo mesmo que quem trabalha um dia será recompensado. Hoje chegou o meu dia e eu serei recompensado com este presente! Mas não é bem assim, a sua recompensa será ainda maior, não hoje, hoje trabalhe mais um pouco e dê o presente à pessoa calma.
11-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu… Entregue-o a pessoa mais criativa.
12- Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você , as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher uma pessoa mais do grupo. Aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa sincera,
13- Ser sincero(a) é ser fiel, é ser uma pessoa em quem se possa confiar, tomara que haja mais pessoas como você. Não fique com o presente, seja sincero(a), entregue-o a pessoa mais simpática.
14- Nós admiramos você pela sua simpatia e na sua simpatia, dê uma voltinha…, mas apenas para escolher uma pessoa solidária para você e passe este presente.
15- Ser solidário é fundamental nos dias de hoje, mas nem só de pão vive o homem. Assim, este presente não é seu, entregue-o a pessoa mais sensual
16- Sensualidade é força de vida. Use toda a sua energia e entregue este presente para a pessoa mais romântica.
17- Como pessoa romântica que é, você vê o amor em todas as coisas, mas mesmo assim este presente não é seu, entregue-o a uma pessoa dedicada do grupo,
18- A dedicação é um ato de entrega, então, não vai ser difícil, entregue este presente a pessoa persistente
19- Ser persistente é um ato de coragem frente aos obstáculos da vida, então tenha coragem e entregue este presente a uma pessoa tolerante.
20- Ser tolerante é ser paciente e aceitar certas falhas e erros das pessoas. Desculpe, eu errei, esse presente não é seu entregue-o a urna pessoa empolgada
21- Ser empolgada com as coisas é maravilhoso. Você contagia a todos com pequenos atos, mas não fique muito empolgado(a), pois este presente não é seu, entregue-o à pessoa mais cortês do grupo.
22- A cortesia é a maneira que o homem encontra de demonstrar toda a sua delicadeza, então seja cortes e entregue este presente a uma pessoa interessante do grupo.
23- Ser interessante significa cativar o espírito, a atenção, a curiosidade. Então s interessante e cative uma pessoa equilibrada do grupo, oferecendo-lhe este presente
24- Equilíbrio é estabilidade mental e emocional. Requer moderação e prudência. Então, seja equilibrado e entregue este presente a pessoa mais amorosa do grupo.
25- Amoroso é quem tem ou sente amor. Aquele que ama, que é bondoso, que tem em seu ser a semente do amor. Demonstre este amor e entregue este presente a uma pessoa que considere prudente.
26- Prudência é qualidade de quem age com moderação, buscando evitar todo que causa dano. Evite danos maiores e entregue este presente a uma pessoa coerente
27- Ser coerente é possuir atitudes que buscam harmonia. Exercite este Dom e passe o presente á pessoa que julga ser competente.
28- Ser competente é possuir várias habilidades, portanto passe esse presente para uma pessoa muito organizada
29- O organizado faz tudo na hora certa. Sua prontidão lhe ajudará a se organizar para entregar este presente a pessoa mais confiante.
30- A confiança é fundamental, nos orienta a atingir nossos ideais, mas você já está confiante demais. Este presente não lhe pertence, entregue-o à pessoa mais amiga do grupo.
31- Você foi eleita a pessoa mais amiga. Parabéns! Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é Ter amor no coração. Este presente é para você. E você como amigo, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial.
Que Deus dê a todos a esperança e a força para continuarmos lutando por um ideal.

Eu já fiz essa brincadeira na minha família e fez muito sucesso,

Variação da troca troca de presentes da Gabriela

Compra-se uma caixa de bombons que seja suficiente para presentear todas as pessoas presentes. Sob o presente deixe vários envelopes em branco e dentro de cada envelope, coloque a frases abaixo, instruindo a pessoa entregar os envelopes para quem achar que mais combina a descrição.

COBRA: É traiçoeira, perigosa, esperta e oportunista. Envenena o grupo. É fofoqueira e quer ver o circo pegar fogo.
GATO: É companheiro prestativo, carinhoso e muito esperto.
BORBOLETA: Sempre está voando. Por isso não é acomodada. Alegra o ambiente com seu jeito de ir ao encontro de todos.
PAPAGAIO: Fala, fala, não fala nada que contribua. É inteligente, aprende o que os outros fazem, tanto o bem como o mal.
CAVALO: Dá patada em todos. Às vezes é bom de serviço. Mas é muito bruto.
PAVÃO: Fica sempre de leque aberto. Mostra sempre sua cultura. Acha que é o mais bonito, mais inteligente, aquele que sabe mais.
BOI: Sossegado, tranqüilo, não sabe da força que tem. É esforçado e topa qualquer trabalho.
POMBO: Vive de conversinhas com o companheiro(as) do lado. Só vive de par.
URUBU: Só vê carniça. É pessimista, descrente. Só gosta de coisa ruim. Quer ver o grupo morrer.
FORMIGA: Operária, trabalhadeira, ativista. Faz, faz sem pensar e acaba destruindo muita coisa boa. Trabalha, trabalha sempre em grupo, mas não avalia, nem planeja.
GALINHA-D’ANGOLA: Fala a mesma coisa o dia inteiro: “tô fraco”… Não acredita em si mesma, mas tem que falar.
PATO: Caminha lentamente, sempre pateta. Quer sombra e água fresca; promete e não cumpre. Não se envolve com nada e nunca quer saber de nada.
CIGARRA: Só gosta de cantar, é omissa. O mundo pode acabar ela não se preocupa: é aproveitadora.
MACACO: Espirituoso, bagunceiro, inteligente e superficial. Sempre faz rir, ninguém o leva a sério. Anima, mas termina irritado. No fim está amuado e sem graça.
LEÃO: Sempre o mais poderoso, o rei de todos, domina a todos os animais, e agarra as pessoas pelas presas. Faz tudo sozinho, quando urra todos os participantes se calam.
RATINHO: Estraga tudo, destrói. Fica sempre escondido pelos cantinhos. Tem muito medo do leão e dos outros animais. Passa pelo grupo sempre em disparada.
HIENA: Não tem opinião própria. Adora o Leão e é puxa-saco. Gosta sempre de quem está no poder. Ri dos outros.
CORUJA: Não fala, mas presta muita atenção. Nunca dá sua opinião. Fica sempre de cara feia. Não liga para ninguém, não contribui com nada.
LAGARTIXA: Abana a cabeça mas não fala, concorda com tudo e sempre diz: “É isto mesmo”.

Ao contrario da brincadeira anterior, onde se partilha o presente, nesse caso pode ficar com ele a última pessoa escolhida.

Teia de Aranha da Elizangela

Coloque todos sentados em forma de circulo, providencie um rolo de barbante e comece a brincadeira, o primeiro participante segura a ponta do barbante e joga o rolo para á pessoa que ele mais gostas ou que quer dizer algo que no decorrer do ano não foi dito e a pessoa segura o barbante e joga o rolo para a próxima todos falando da pessoa escolhida depois que todos estão segurando seu barbante é escolhido um para desmanchar á teia.. é bastante divertido e harmonioso pois tem pessoas que passam um ano e não recebe um abraço..

Mímica de Filmes da Priscilla

O organizador escreve o nome de vários filmes (atuais, antigos) e coloca em uma pequena caixa, divide os participantes em 2 ou 3 grupos e o líder de cada equipe tira um papel e faz a mímica para sua equipe. É muito divertido.

Competição de músicas da Priscilla

Com grupos dois ou três grupos o organizador da brincadeira diz uma palavra e a equipe tem que cantar uma musica que conste a palavra. Aproveitem para cantar musicas de natal. Ganha a equipe que souber de mais musicas. Podem brincar adultos, crianças, todo mundo.

Receita da Felicidade da Natália

Consiste em preparar um texto como se fosse alguma receita. No caso do natal, sugiro a receita da felicidade. No lugar dos ingredientes, coloque as qualidades das pessoas do grupo. Pode começar assim:

RECEITA DA FELICIDADE.

Para iniciarmos nossa receita, precisaremos de uma grande quantidade da alegria da Mariazinha e algumas pitadas do bom humor da Fulaninha. Junte tudo no mesmo recipiente e mexa bastante. Em seguida, acrescente um pouco de simpatia (que iremos conseguir com o Fulano) e organização, vinda do Sicrano. Aguarde alguns minutos. Depois de tudo bem misturado, para dar mais sabor, coloque a simplicidade da Chiquinha, a calma do Joãozinho e a fé da Rosinha. Não esqueça de adicionar algumas pitadas da animação da Fulana…

Roda da Lucinha

Para a festa, peça que cada participante leve uma prenda, que pode ser algo legal ou uma zuação. Organize a turma em circulo. Na hora do início da brincadeira dê um presente aleatoriamente na mão de cada participante e cada vez que surgir a palavra “direita” ou “esquerda” durante a leitura do texto o presente deve ser passado para a pessoa da “direita” ou “esquerda”. Abaixo a Lucinha enviou um texto escrito por ela para fazer a brincadeira.

Um coronel do exército, de cabeça quente com um recruta trapalhão, que estava sob seu comando, e não tinha noção de orientação de direita e esquerda, e que por mais que lhe ensinasse, sempre fazia os comandos pro lado errado, resolveu ele mesmo treinar o recruta. Depois de ter observado, por alguns dias, o seu comportamento durante os exercícios físicos diários. No primeiro dia de treinamento, o coronel, aos gritos, ordenava ao pobre soldado: levantar braço direito, baixar braço direito, levantar braço esquerdo, baixar braço esquerdo, levantar perna esquerda, baixar perna esquerda, levantar perna direita, baixar perna direita, continência com a mão esquerda, com a mão direita, à direita volver, à esquerda, volver . E cada dia que se passava, o coronel fazia novas atividades físicas com o recruta, a fim de desenvolver a noção de direita e esquerda. Depois de algum tempo de exercícios e atividades físicas, o coronel resolveu fazer um teste surpresa com o recruta, para verificar se ele já tinha assimilado a noção de direita e esquerda. Então, o coronel chamou o recruta e disse: _Vamos fazer um teste hoje, soldado “véi”, prá ver se você aprendeu mesmo. Vamos iniciar: Coloque essas placas numeradas de um a cinqüenta do lado direito do campo e as placas de 51 a 100 do lado esquerdo. Depois de algum tempo, o soldado já havia terminado a prova e, para surpresa do coronel, tinha acertado toda a prova. Agora , disse o coronel, você vai colocar alternadamente todas essas placas, a primeira do lado direito do campo, a segunda do lado esquerdo, e assim sucessivamente, até a última placa. Depois de duas horas de prova, já esgotado o coitado do recruta, de andar do lado direito do campo para o lado esquerdo., pelo menos umas trezentas vezes, chegou pro coronel e disse: senhor, prova terminada! O coronel, que estava observando toda a prova, já sabia que o recruta tinha colocado muitas placas do lado direito, em vez de colocá-las do lado esquerdo, disse ao recruta: É, soldado véi, eu acho que a gente vai ter que começar tudo de novo, do início. E já! Direita volver! Esquerda volver! Direita, volver! Esquerda, volver! E assim aconteceu, até que o soldado, ao cabo de uma semana exaustiva de exercícios, além de aprender a fazer continência pro coronel corretamente, tanto com a mão direita, como com a mão esquerda, aprendeu a noção de direita e esquerda de todas as coisas.

Espero que gostem. Todas essas dinâmicas foram enviadas por vocês, leitores do blog.

Anúncios

No Responses Yet to "Brincadeiras de Natal e Outras Dinâmicas de Grupo"

Era o que eu estava precisando! Acho que nosso natal vai ser bem divertido. Valeu!

Feliz Natal a todos!

Obrigada para vc tb

Muito legal o seu blog Debora! Está de parabéns!

Show. Você me ajudou neste natal. Abraço e Feliz Natal !!!

Feliz natal!

[…] Brincadeiras de Natal e Outras Dinâmicas de Grupo
(via Debora’s Weblog) Sempre que chega essa
época do ano, meu blog bomba nos posts sobre brincadeiras de natal.
Um fenômeno bem interessante é que as leitoras e leitores
freqüentemente registram suas brincadeiras, o que é para nós, muito
bom, porque sempre vem idéias novas para animar o meu natal e
conseqüentemente o natal de vocês… Balões com Frases do Adílio Essa
dinâmica é para integrar todos os membros do grupo. Enchem-se
balões de ar colocando alguma frase dentro … Read More
[…]

nossa esse sit e D+, obrigado

Muito muito muito legal seu site Debora! parabéns, você me ajudou muito neste natal. Obrigado e feliz natal e ano novo 🙂

Obrigada você pela visita e pelo comentário. Feliz 2011

oi, seu blog foi muito útil para mim no natal de 2010, por isso depois das correrias de início de ano quero deixar minha contribuição. Fiz uma brincadeira utilizando o texto as cores dos amigos e foi tão legal que todos queriam a cópia.
Tds ficam em círculo e o organizador distribui papéis para cd participante contendo duas cores (uma qualquer e branco) ex: vermelho e branco, verde e branco, et. Explica que ao lar a cor no texto os que estiverem com a cor devem ir ao centro do círculo e se abraçarem. Como tdos receberam duas cores tds deverão ir ao centro duas vezes. O legal é deixar a cor branca por último, assim o abraço final será com todos os participantes, a correria para ir para o centro pode ser incentivada por uma caixa de bombom, dizendo que aqueles que se abraçarem de forma mais legal e rápida serao os ganhadores.
AS CORES DOS AMIGOS

Amigos são “cores”. Cada qual com seu matiz, e um jeito sempre muito marcante.
Há o amigo “cor verde”: é aquele que em tudo ressalta a beleza da vida e põe esperança nela. Ele nos ergue!
Há o amigo “cor azul”: ele sempre traz palavras de paz e de serenidade, dando-nos a impressão, ao ouvi-lo, de que estamos em contato direto com o céu ou com o profundo azul do mar. Ele nos eleva!
Há o amigo “cor amarela”: ele nos aquece, assim como o sol; faz-nos rir, sorrir e enxergar o amarelo brilho das estrelas bem ao alcance das nossas mãos. Ele nos anima!
Há o amigo “cor vermelha”: é aquele que domina as regras de viver, é como nosso sangue. Ele acusa perigos, é pródigo em palavras apaixonadas e repletas de calorosa amor. Ele nos dá coragem!
Há o amigo “cor laranja”: ele nos traz a sensação de vigor, saúde, enriquece nosso espírito com energias que são verdadeiras vitaminas para o nosso crescimento. Ele nos dá vitalidade!
Há o amigo “cor cinza”: ele nos ensina o silêncio, e o autoconhecimento. É um indutor a pensamentos e reflexões. Ajuda-nos a nos aprofundarmos em nós mesmos. Ele nos eleva!
Há o amigo “cor roxa”: ele traz à tona nossa essência majestosa, como a dos reis e dos magos. Suas palavras têm nobreza, autoridade e sabedoria. Ele nos diviniza!
Há o amigo “cor preta”: ele é mestre em mostrar nosso lado mais obscuro, com palavras geralmente duras, atinge-nos sem anestesia e, com boas intenções, leva-nos a considerar nossas atitudes perante a vida. Ele nos amadurece!
Há o amigo “cor rosa” que nos mostra a alegria de viver, não nos deixa desanimar diante dos obstáculos.
E há o amigo cor branca”: esse nos revela verdades nascidas da vivência e da incorporação de conhecimentos. Ele nos prova que, não só ele, mas também todos os outros, têm verdades aprendidas para partilhar conosco. Ele nos faz enxergar o próximo!
Se reunirmos a todos num grande encontro, veremos um arco-íris de muito amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: