Blog do Sonho Eterno

O Perfil do Blogueiro Brasileiro

Posted on: 28 de dezembro de 2010

Segundo pesquisa, postada abaixo, o perfil do blogueiro brasileiro é homem, adulto (e não adolescente), tem formação acadêmica e vive no sudeste. Diz-se que quando analisando em parâmetro mundial, o perfil continua o mesmo, exceto pelo sexo, tem mais meninas blogueiras ao redor do mundo! Imaginei que o resultado seria mais ou menos esse mesmo, até porque, adolescente não tem muito repertório para temas e tampouco disciplina para postar sempre e esse é o segredo dos blogs de sucesso. Quem quer entrar num blog que não tem nada de novo para dizer? 

 

Veja a pesquisa. 

 

Recentemente, no início do mês (Junho/2010) saiu uma pesquisa sobre o perfil do blogueiros pelo mundo. Um levantamento que colocou o Brasil em quarto lugar na produção de conteúdo para a internet. Então resolvi fazer uma pesquisa por amostragem e identificar o perfil mais específico do brasileiro.

 

A pesquisa mais ampla, que mostra dados de todo o mundo, está publicada aqui:

 

O levantamento que fizemos foi uma amostragem, com o intuito de comparar dados e classificar um perfil mais próximo do tipo do blogueiro brasileiro. Também, para deixar claro, por questão de método, essa pesquisa foi feita a partir da minha página aqui do [ Ferramentas Blog ], aproveitando da divulgação pelo Twitter.

 

A pessoas responderam voluntariamente, se identificando apenas pela URL dos blogs que possuem. Responderam 198 pessoas. Segue abaixo os resultados para as seguintes questões:

  • Qual a idade, a faixa etária?
  • Qual o gênero? Masculino ou feminino?
  • Qual o nível de escolaridade?
  • Em qual região geográfica do Brasil está?

 

Essa pesquisa foi realizada entre os dias 07/junho/2010 e 13/junho/2010.

 

idade-blogueiro

Como vemos, a grande maioria dos blogueiros pesquisados, são adultos com mais de 22 anos (62%), onde prevalece o grupo de 22 a 30 anos (31%).

Isso confirma que a geração que cresceu junto com o desenvolvimento da internet é mais ativa na produção de conteúdos via blogs.

 

genero-blogueiros

Noutro ponto temos uma maioria de homens. Na pesquisa que mencionei no início, o número de mulheres é maior em todo o mundo, mas nesse grupo pesquisado, prevalecem os homens (71%), enquanto as mulheres ficam abaixo dos 30%.

 

escolaridade-blogueiros

 

Esse é um ponto interessante: a escolaridade dos blogueiros pesquisados. Vemos que 36% respondeu ter curso superior completo. Somando isso os que estão em curso ou que é incompleto (27%), o nível de escolaridade daquele que produzem conteúdo para a internet é bem alto.

 

Se analisarmos bem e compararmos com a idade média dos blogueiros, vemos que a faixa adulta (62%) está compatível com a quantidade dos da faixa com nível escolar superior (63%). Isso mostra um grupo de adultos bem instruído.

 

região-blogueiros

Já era de se esperar, nesse último dado, que a região sudeste prevalecesse sobre as demais e ocupa mais da metade do grupo de blogueiros. Mas em segundo vemos o Nordeste (19%) mais que o Sul (16%) do país que é mais desenvolvido.

 

O que sabemos é que o Brasil ainda tem muito o que se desenvolver no uso da internet. Estamos ocupado muitos espaços importantes, como as redes-sociais, especialmente o Twitter e o Orkut – ganhando espaço no FaceBook. Mas o que conta mesmo na internet é produzir conteúdo, bem mais do que simplesmente interagir diretamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: