Blog do Sonho Eterno

Vegetarianismo e a compaixão por todos os outros seres vivos

Posted on: 3 de março de 2011

 

 

Em minha religião, a Hare Krishna, é compulsório ser vegetariano. Antes de me tornar adepta dessa crença, já era praticante da dieta vegetariana, então para mim, pelo menos nesse aspecto, foi natural a adesão, sem grilos ou traumas.

No entanto, com o passar do tempo, compreendemos que ser simplesmente vegetariano não nos transforma num ser iluminado, Hitler era vegetariano, é bom não comer carne para poupar umas vidinhas claro, mas “ser vegetariano” é muito mais do que isso.

Por que não comemos carne? Para desenvolver (e principalmente aprender) a ser compassivo com todas as entidades vivas. Todas!  Então se somente não comemos o peixinho que estava nadando tranquilamente no rio, o qual nem conhecemos, o vegetarianismo fica superficial demais e um pouco sem sentido. Afinal de contas, tratar bem as pessoas que se ama é mais lógico do que tratar bem quem não se conhece, embora seja polido e esperado tratar todo mundo com cordialidade. Não estou dizendo para maltratar desconhecidos e muito menos comer bichos, lembro apenas que tem gente que torna-se vegetariano para aparecer, por estilo ou por modismo, mas não modifica de fato nada dentro dele.

Quantos vegetarianos a gente não conhece que xinga a mãe, maltrata o irmão, ou é cruel com a namorada? Quantos? Quantos vegetarianos não se incomodam em nada em ofender os próximos que inclusive ama num momento de descontrole? Eu conheço vegetariano que desliga o celular e dorme tranquilamente enquanto sabe que alguém estará desesperado atrás dele. Sem remorsos e sem dor no coração. Isso é um vegetarianismo descabido. Do que adianta respeitar um pato e ofender alguém no transito? Não adianta quase nada! Vamos gente parar de desenvolver esse falso puritanismo tão presente nos dias atuais. Vamos ser vegetarianos como Mahatma Gandhi e não como Adolf Hitler.

Pense nisso antes de colocar o celular no silencioso só para não perturbarem o seu sono. Geralmente quem liga na madrugada é porque tem algo sério para falar, ninguém faz fofoca de novela as 3h da manhã.

Anúncios

No Responses Yet to "Vegetarianismo e a compaixão por todos os outros seres vivos"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: