Blog do Sonho Eterno

Rei da Inteligência

Posted on: 10 de março de 2011

Não considero que quem tem ensino superior seja dono de mais inteligência do que aqueles que não terminaram os estudos. Tampouco considero que quem fez faculdade de medicina ou direito, que outrora era reconhecida como faculdades que trariam certo conforto ao formando, sejam mais capazes do que uma pessoa que fez faculdade de educação física ou fisioterapia, por exemplo. Falando de mim, eu me formei em moda, moda porque quis, não para driblar estudo, mas por sonhar em um dia trabalhar com beleza, arte e comportamento, coisa que inclusive me traria muito gosto. Eu, por exemplo, passei na única Universidade Estadual que prestei vestibular, a UDESC. Conheço pessoas que são formadas em Direito pela UNIP (faculdade particular) e simplesmente escrevem “igiene” com “I”.  Também acompanhando o noticiário conheci alguns médicos tão incapazes que cometeram erros grotescos. Na verdade, o ensino brasileiro tem péssima qualidade. Falando de mim novamente, após estudar um ano na UDESC, a Universidade Estadual de Santa Catarina, a achei fraca, o mesmo professor ministrava seis matérias diferentes, o que me deixou assustada, e então preferi entrar numa faculdade particular de maior renome.

Mas tudo isso é bobagem se o intuito for provar inteligência. NO entanto, hoje se exige no mínimo um curso superior para conseguir um empreguinho bem mediano, pois o mercado de trabalho está mega concorrido. Muitas redes de supermercado só empregam como caixas pessoas que estão pelo menos cursando alguma faculdade. Ainda assim, a história nos remete a algumas pessoas que não tiveram ensino superior e tornaram-se grandes empresários, pessoas muito mais bem sucedidas do que muitos PhD. Vamos a alguns exemplos:

  • Bill Gates desistiu da faculdade no segundo ano, quando fundou a Microsoft.
  • Steve Jobes, o fundador da Apple também não se formou.
  • Frank Lloyd Wright, um conceituado arquiteto americano, fez somente um ano de faculdade e assinou mais de 500 projetos.
  • James Cameron, diretor de filmes de Hollywood, tentou estudar psicologia, mas desistiu. Casou-se com uma garçonete, foi caminhoneiro e hoje faz o que muita gente gostaria de fazer.
  • Tom Hanks deixou a faculdade para participar de um festival de teatro.
  • Harrison Ford desistiu da faculdade e tornou-se carpinteiro. Dez anos depois, tornou-se um ator conceituado.
  • Tiger Woods desistiu da faculdade de economia pois queria ser golfista profissional.
  • Sheldon Adelson fugiu do colégio aos 16 anos e fundou sua primeira empresa. Hoje é considerado o 14º homem mais rico do mundo!
  • Michael Dell com US$1 mil, fundou a DELL, em 1984 e hoje comanda um império. É considerado o americano mais rico com menos de 40 anos.
  • Amancio Ortega, o criador da Zara, deixou a escola na adolescência. Hoje tem lojas em 45 países e um patrimônio estimado de 15 bilhões.
  • Jose Alencar, é considerado um dos maiores empresários de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, tem a Coteminas como a sua principal obra.
  • Amador Aguiar, um dos fundadores do Banco Bradesco também não chegou nem perto de fazer uma faculdade.
  • Silvio Santos, o maior comunicador do Brasil, também não tem ensino superior.

Não estou aqui para dizer que não devemos estudar, mas somente para mostrar que o nosso grau de instrução pouco tem a ver com nossa inteligência e competência.

Fica a dica!

Anúncios

No Responses Yet to "Rei da Inteligência"

Super concordo! Conheço gente mega esperta e gente mega burra ambos com e sem ensino superior, seja como for, a formação é uma coisa mas base e conhecimento todos podemos adquirir, basta querer.

diga-se de passagem, homero, o autor da ilíada, era analfabeto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: