Blog do Sonho Eterno

A Banalidade do Casamento

Posted on: 31 de março de 2011

Hoje pela manhã ao pegar o elevador para ir ao trabalho, num andar mais abaixo, entrou uma vizinha. Seria uma cena corriqueira, se não fosse por um simples fato, ela era recém casada, ou seja, não morava mais lá na casa de seus pais! Lembro-me dela no dia do casamento, quando nos encontramos no elevador, ela estava em extasie, toda feliz e me disse que aquele seria o seu grande dia. Depois topei com ela e o marido num restaurante nas adjacências de nosso bairro e eles pareciam um casal feliz. Pouco tempo depois, ela estava de volta à casa da mãe, separada. Eu tive o cuidado de reparar se havia alguma aliança em sua mão. Não tinha, aliás, nem sinal dela.

Na hora me comovi, mas obviamente não emiti um comentário sequer, não tenho intimidade para tal. Fiquei triste por constatar como mais um casamento foi absurdamente perecível. Não sei o que aconteceu, só sei que cada dia mais nós acostumamos em depositar nossos relacionamentos em lixos, como se fossem copos descartáveis. E a legislação contribui bastante com essa realidade. Adultério não é mais crime, separar no civil é mais fácil que casar. Eu ainda sou mais do lado dos casamentos indianos, mas indianos de verdade. Instrui-se a fazer uma festa o mais opulenta possível. Sabe para que? Para a pessoa sempre lembrar que é casada, de como foi a festa todas as vezes que pensamentos de “separação” surgir em suas cabeças.

Se casar pensando “se não der certo a gente separa”, então não case, fique na casa dos seus pais. Case pensando “vamos ter que dar certo, o casamento é indissolúvel e teremos que ficar para sempre juntos”, esse é o ponto! O pior são as pessoas que só amigam. Está mais implícita ainda a conivência com uma futura separação. Uma vez li numa revista feminina que casais amigados separam mais do que os casados de verdade. Não percebi essa tendência ainda no meu dia-a-dia, mas pensando pelo lado da tradição indiana, pode haver sim um fundinho de verdade.

Deixe um comentário

