Blog do Sonho Eterno

Ainda bem que no Brasil não tem terremotos…

Posted on: 14 de março de 2011

Quantas vezes você não ouviu frases do tipo “ainda bem que no Brasil não tem terremotos…”? E todas as vezes que somos bombardeados por notícias como o do fato que ocorreu no Japão nos sentimos agraciados por morar um pais onde não tem terremotos e embora nossa costa marítima seja bem grande, nunca tivemos ameaças de Tsunamis. Imagina trafegar por uma rodovia tranquilamente e de repente avistar uma placa luminosa sobre um eminente aviso de um tsunami? Como o que aconteceu numa rodovia da Califórnia?

Foto tirada em 11 de março, nos EUA, painel alerta para o risco de tsunami na autoestrada 17, que vai para Santa Cruz, na Califórnia.

Imagina a sensação desses motoristas. Pior, se estiverem distante de um acesso mais elevado, deve ser desesperador. Mas a impressão de estarmos distantes desses fenômenos naturais nos deixam com uma idéia de proteção. Aqui no Brasil terremotos são raros, não temos furacão, tornado e nada mais aterrorizante. E seguimos felizes, pensamos, ainda bem que isso não ocorre no Brasil.

Em 13 de março, uma balsa parou em cima de uma casa depois do tsunami que atingiu a cidade de Otsuchi, na província de Iwate, no Japão.

E no entanto, como uma boa quebradora de ilusões os lembro, aqui no Brasil temos tragédias como as que aconteceram no Japão sim. E as chuvas que temos todos os verões? Quantos mortos? Quantos desabrigados? Quanta tragédia na TV. Esse ano o estado mais castigado foi o Rio de Janeiro, mas muita gente morreu no Rio Grande do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais com as chuvas, enchentes e desmoronamentos. Tudo bem, a chuva parece ser um tipo de catástrofe mais controlada, pois seria só não construir em encostas e outras áreas de riscos, como margens de rios, mas o povo insiste em povoar essas áreas e depois, no conforto de nosso lar, assistimos pasmados desgraças alehias.

Área de um deslizamento de terra em Teresópolis. Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2011.

Mas seguimos firmes, e temos orgulho. Quando chegamos nos EUA principalmente (ou outro pais) batemos no peito e dizemos que no Brasil não tem guerra, que somos um povo pacífico.

Foto da Guerra do Golfo, no início dos anos 90.

No entanto, não consigo ver diferença alguma entre a foto acima, da guerra do Golfo e da foto abaixo, quando a polícia carioca ocupou o Morro do Alemão…

Foto de 29 de novembro de 2011, no complexo do Alemão, quando a polícia tomou o local.

E daí acabou a ilusão de vocês que somo um povo pacífico e que não sofre efeito de fenômenos naturais? Eu vejo tudo isso como o início do final do mundo, não acredito que será no ano que vem, como no filme 2012, nem acredito que estarei viva para vê-lo, mas que estamos perto, oh se estamos.

Deixe um comentário