Blog do Sonho Eterno

Respeitando Individualidades

Posted on: 14 de março de 2011

Considero o fator primordial para um relacionamento sadio e de sucesso o respeito da individualidade. Não falo isso somente no campo dos relacionamentos homem e mulher, isso abrange inclusive a relação da mãe com a filha ou da amiga com a amiga, por exemplo. Na verdade acredito que o que agrega mais eficiência num relacionamento é o respeito das semelhanças e principalmente das diferenças. Quem quer namorar um robô que nem a Super Vick?* A principio pode ser até mais fácil uma namorada (ou namorado) que concorde com tudo que a gente faz, no entanto, se a pessoa com quem nos relacionamos fosse exatamente como nós somos, talvez nós não teríamos passado aquele final de semana maravilhoso na praia e muito provavelmente não teríamos visto o mais bonito pôr-do-sol do mundo! Sabe por quê? Por que iríamos continuar no campo da obviedade e freqüentar os lugares que sempre freqüentamos quando ainda éramos solteiros, falar sobre tudo que sempre falamos. É bom sim uma pessoa que agrega um pouco mais de “conhecimento” em nossas vidas.

Tudo bem que fomos criados com sentimentos de posse, dizemos “minha mãe”, “minha amiga”, “meu namorado” e até “meu Deus”, pode até não parecer, mas isso faz com que a gente acredite que eles (todos eles) precisam se comportar da forma que achamos mais correta. Porém o que esquecemos é que eles são outras pessoas e possuem personalidade própria. Já me vi bastante decepcionada com as escolhas alheia, depois caí em mim e pensei “a vida não é minha”! A vezes as pessoas precisam passar por algum tipo de sofrimento para crescer, isso é fato! As vezes achamos que estamos protegendo uma pessoa (e estamos), mas na verdade o que mais aparece é que somos chatos.

Mesmo quando o casal se casa, onde dois transforma em um, com aquela idéia de uma só carne, ainda são seres distintos. Por isso a individualidade deve ser preservada. Uma vez li um texto que dizia que a gente só ama de verdade uma pessoa quando conhecemos todos os seus defeitos e gostamos dela apesar de tudo! Achar que ama de uma pessoa e que aquilo que te irrita em sua personalidade vai mudar algum dia é um engano, isso não vai dar certo! No começo de relacionamento até acontece da gente mudar um pouco para agradar o outro, mas isso é como uma maquiagem, é passageiro. Com mais intimidade “aquilo” tende a voltar ou se prolonga demais, tende a deixar um dos cônjuges saturados por conta da falta de autenticidade no relacionamento e daí surgem as brigas homéricas e cobranças “eu fiz isso por você, e você não pode fazer aquilo por mim”?

Por isso, é salutar que desenvolva um plano para tentar respeitar a personalidade alheia, caso pretenda ter um bom relacionamento com ela.

*Para quem não conhece, Super Vick foi um seriado americano que passou na rede Globo na segunda metade da década de 1980. Contava a história de uma menina robô.

Deixe um comentário